REDAÇÃO E LÍNGUA PORTUGUESA

São três livros para Português e Redação
Disciplina de Língua Portuguesa e Redação
A prova de Língua Portuguesa avaliará as habilidades linguísticas do candidato no que diz respeito à compreensão (leitura), à reflexão (conceitos gramaticais) e à produção (redação).
Embora algumas questões pareçam ser tipicamente de interpretação, é necessário se ter presente que um texto faz parte de um sistema maior de entendimento e de concepção de mundo (concepção esta estabelecida pelo autor, mas que estará diretamente relacionada à do leitor, ora convergindo, ora divergindo, num mecanismo contínuo de encontros e desencontros). Assim, unidades específicas (determinadas classes gramaticais – um artigo definido em oposição a um indefinido, por exemplo, um advérbio deslocado, uma preposição específica-; transformações do sujeito – de agente para paciente-; organização da sequência da frase etc.) precisarão ser analisadas e comparadas para que se comprovem ou se refutem determinadas informações que estarão, de fato, no texto.
Na produção de textos, a partir de propostas de redação que exigem evidências comunicativas distintas, espera-se que o candidato apresente argumentos e reflexões acerca de um determinado tema.
O material de Português e Redação é dividido em três livros, que contemplam a cada aula as exigências referentes à leitura (interpretação, inferência, dedução, intertextualidade, polifonia, conclusão), valendo-se de gêneros textuais escritos diversos, à análise da língua, a partir de conceitos, exemplos e reflexões sobre fatos da língua, e propostas de redação, quando o aluno exercitará, em casa, a sua escrita.
Há também uma pasta, para que o aluno possa arquivar e acompanhar seu processo de escrita, e folhas de redação específicas tanto para a primeira quanto para a versão final de cada redação.
Como material suplementar há, ainda, provas de vestibulares variados.
Disciplina de Redação
A habilidade a ser desenvolvida na aula de redação pressupõe uma comunicação eficiente entre indivíduos que se desconhecem, tendo como único critério de interação um tema específico estabelecido por uma banca.
A cada aula são apresentados temas de redação a partir dos quais desenvolvem-se estratégias de abordagem, tendo em vista que, dependendo do tipo de texto solicitado pela banca, haverá recursos distintos a serem utilizados.
O material de Redação é organizado em uma pasta, pois, a cada aula, o aluno recebe propostas de redação e/ou atividades de leitura e/ou de análise de redações, além de folhas específicas tanto para a primeira quanto para a versão final de cada redação.
Nessa disciplina o aluno experiencia o seu processo de escrita em aula, tendo a possibilidade de refletir sobre as estratégias utilizadas no momento da sua produção.